Walt Disney World, Jan/1997

terça-feira, setembro 15, 2015

Entrada do Magic Kingdom com 25 velinhas
Castelo da Cinderela vestido de bolo

Em 1996, um dólar valia um real e em janeiro de 1997 eu fui para Flórida com toda a família. Não existia voos do Brasil direto para Orlando, então precisávamos ir para Miami. Assim, os roteiros das excursões sempre tinham dois ou três dias na cidade.

Acredito que como na época bem menos brasileiros falavam inglês, e internet e celular estavam muito no início, a maioria das pessoas iam de excursão. Fui pela extinta agência Madison. As guias nos ajudavam em tudo. Era legal ter um grupo e alguém que pudesse nos orientar. No ônibus, iam contando no microfone curiosidades dos parques. Lá andavam com uma bandeirinha rosa fluorescente para que não as perdêssemos de vista. Tínhamos também um cinegrafista que filmava alguns momentos com bastante humor e animação. No fim da viagem, a gente assistiu no ônibus e compramos a fita VHS. Ficamos hospedados no hotel Hampton Inn em Lake Buena Vista. Não era comum ficar em hotéis Disney.

Os mapas dos parques eram em inglês. A versão em português chegou em 1998. O ingresso básico para o Magic Kingdom custava US$ 40. O mesmo preço dos demais parques. A Disney World completou 25 anos no final de 1996 e as comemorações se estenderam por todo o ano seguinte. O castelo estava com uma capa inflável de bolo. Lembro que estava ventando, eu vi essa capa balançar e pensei: "O castelo é mole?" hehehe! Me dá um desconto, eu era criança.

A parada era a "Remember The Magic" e até hoje toca na minha cabeça:

It's time to celebration
And a wish upon a star
Stop to remember the magic
It's time to remember the magic...


Parada dos 25 anos do parque.

Na Mickey's Toontown Fair havia a casa do Mickey e da Minnie (desativadas em 2011). Tinha tudo que uma casa tem. A da Minnie que foi construída mais tarde, tinha os móveis e objetos presos em seus lugares para que os visitantes não tirassem e eram feitos com material rígido, inclusive poltronas e sofás. Podíamos acessar todos os cômodos, menos o quarto do Mickey, pois lá os objetos eram de verdade. Seu armário estava cheio de roupas iguais, a calça comprida vermelha, o fraque preto com a gravata borboleta que ele sempre usa no parque. E tinha o quintal também! Com plantação de abóboras e tomates com orelhas, e a casinha do Pluto. A da Minnie parecia uma mistura de casa da Barbie com da Moranguinho. Bem fofa, toda rosa, lilás e branca por fora.

A atração mais tradicional, Pirates of the Caribbean, ainda não tinha filme. Portanto, nada do Johnny Depp por lá. Os carrinhos da Space Mountain, acredite, já foram mais apertados que hoje. Houve a troca em 2009, mas continua pequeno pois a montanha-russa é projeto antigo.

Na Alien Encounter, apesar de não acontecer nada de verdade, as pessoas tinham enorme pavor e depois de alguns incidentes, mudaram para Stitch's Great Escape, que é a mesma coisa, só que o Stitch é fofo e divertido mesmo tentando assustar.

Podíamos ir de teleférico da Fantasyland para a Futureland e vice-versa. Muito bom ver o parque de cima. Foi desativado em 1999 e retirado em 2009 com a expansão da Fantasyland.

A 20,000 Leagues Under the Sea: Submarine Voyage, um passeio de submarino, já havia fechado, mas a linda e super azul lagoa, ainda estava lá. Na área agora tem a Under the Sea: Journey of the Little Mermaid e o Seven Dwarfs Mine Train.



O picolé no formato da cabeça do Mickey e a coxa de peru já eram grande sucesso. E com eles o frozen de limonada que vendia em barraquinhas. Já o Dole Whip, assim como o filme Lilo & Stitch, ainda não haviam sido criados. Os personagens de pelúcia tinham olhos de plástico que amarelavam com o passar dos anos.

O Magic Kingdom funcionava até mais tarde. De segunda à sexta, fechava às 19h30, sábado às 23h e domingo às 21h. Então, existia a parada noturna SpectroMagic (que tem nas Disneylands) com 600,000 micro-lâmpadas divididas entre os carros e nas roupas dos personagens.

A coisa mais mágica que podíamos fazer na época no parque, era comprar um tijolo hexagonal onde seria colocado seu nome ou o de quem você desejasse e ele iria pavimentar o entorno do Seven Seas Lagoon. Sim! Seu nome dentro da Disney para sempre! O aviso vinha escrito atrás das notas fiscais dos produtos comprados lá, porém eu só vi quando já estava no Brasil. (Fica a dica de dar uma olhada no verso das notinhas.) A venda foi encerrada em 2000. Quem tem seu tijolinho lá pode localizá-lo usando um código recebido no ato da compra.




O Disney's Hollywood Studios se chamava Disney-MGM Studios. A Disney usava o nome da produtora e distribuidora de filmes Metro-Goldwyn-Mayer. Isso porque ele era o estúdio com o passado mais glorioso, e para mostrar que o parque não estava restrito apenas a filme Disney. Depois de alguns anos de problemas judiciais, em 2008, a Disney resolveu mudar o nome.

A caixa d'água com orelhas era o símbolo do parque e como o filme "101 Dálmatas" tinha sido lançado no fim de 1996, ela estava pintada de branco com pintas pretas. Havia uma atração onde o público podia ver como eram os bastidores das gravações e parte dos cenários do filme. Foi substituída pelo Toy Story Midway Mania!

Making of "Evita", hoje é o Walt Disney: One Man's Dream. Indiana Jones Epic Stunt Spetacular!, Star Tours, Backlot Express, Muppet Vision 3D, Voyage of the Little Mermaid, Beauty and the Beast - Live on Stage e The Twilight Zone Tower of Terror já existiam, porém passaram por mudanças.

Não havia nada na área da Rock n' Roller Coaster e do Fantasmic!. Perto da atração dos Muppets, ficava o Backlot Theater onde era show Disney's Hunchback of Notre Dame - A Musical Adventure. O tema da parada era o filme Toy Story.




O EPCOT era conhecido como EPCOT Center. No mapa, o parque era representado ao contrário. Com a Spaceship Earth na parte inferior e os países na parte superior. Onde hoje é a Mission: SPACE, era a atração Horizons até 1999 quando foi demolida. Ela mostrava como visionários do passado imaginavam o futuro no século XXI com bonecos realistas. Lembra o desenho animado, Os Jetsons. No lugar do Soarin', era o musical Food Rocks com bonecos eletrônicos em forma de frutas, vegetais e até caixa de leite. Eles cantavam paródias de músicas famosas mudando para letras sobre nutrição. Funcionou de 1994 até 2004.

Onde fica a Captain EO, era o filme 3D "Honey, I Skunk The Audience", baseado no filme "Querida, Eu Encolhi as Crianças" de 1989. Nele, a plateia tinha a sensação que ter sido encolhida pelo cientista Wayne Szalinski e teria que enfrentar todos os perigos de ser menor que uma formiga. O mais legal (para alguns não) era na hora em que camundongos eram soltos no filme e nós os sentíamos entrando por baixo da calça. Era um vento apenas, mais parecia muito real.

A Body Wars ficava no pavilhão Wonders of Life que hoje é o Festival Center. Um simulador onde as pessoas eram miniaturizadas ao ponto de entrar no corpo humano e combater doenças. Foi fechada em 2007.

The Living Seas era um filme e os aquários. Com o lançamento do filme Nemo, foi decorado com o tema e se tornou o The Seas with Nemo & Friends.

Faltava três meses para o Test Track ser inaugurado. Foi a primeira grande atração do parque. Antes, os países eram o centro das atenções. O Disney Boardwalk tinha apenas cinco meses e era pouquíssimo conhecido.

O Animal Kingdom estava em construção (abriu em 1998 com a área da Kali River Rapids fechada até 1999). Com isso, quase todos os turistas iam ao Busch Gardens em Tampa. A atração principal era a nova montanha-russa, Montu. A minha capa de chuva azul era linda. Tenho até hoje. Está toda furada por causa de cupins, mas não tive coragem de jogar fora. 




Nos parques já tinham as máquinas que derretem moedas (pressed penny coins) e fazem uma figura. Porém, podiam sair tortas, foscas e com o metal mal misturado.

Em Downtown Disney - que acaba de mudar de nome para Disney Springs - onde é a Splitsville Luxury Lanes, era a Virgin Megastore. Loja da gravadora britânica Virgin que era como a Fnac. Vendia CDs, livros, jogos etc. Todas as suas lojas dos EUA foram fechadas em 2009.

Existia também a loja Magnetron especializada em imãs. Milhares de lindos imãs. Era mais uma lembrança boa para colecionar. O espetáculo La Nouba do Cirque du Soleil já era apresentado na época. A área de Pleasure Island tinha mais boates. Marketplace é a área com menos mudanças.

Nos roteiros era incluso um jantar no Medieval Times ou no Arabian Nights.



Mudanças de atrações do Universal Studios:

Alfred Hitchcock: The Art of Making Movies » Shrek 4D
The Funtastic World of Hanna-Barbera » Despicable Me Minion Mayhem
Nickelodeon Sudios » Hollywood Rip Ride (Production Central)
The Bone Yard » Music Plaza Stage
Hercules & Xena: Wizards of the Screen » Transformers: The Ride 3D
Back To The Future: The Ride » The Simpsons Ride
The Wild Wild Wild West Stunt Show » Fear Factor Live
Jaws » Área do Harry Potter
Earthouake » Disaster!
Animal Actors Stage » Animal Actor's on Location!

Posts relacionados

0 comentários